segunda-feira, 19 de novembro de 2007

The Punks - Detroit 1974-75


A minha relação com esta banda foi amor à primeira audição.

Oriundos de Detroit, formaram-se em 1973 e conseguem fazer um som que mistura o psicadelismo de algumas bandas dos anos 60 (como os 13th Floor Elevators) com o Detroit Sound típico (Stooges e MC5) e a linha melódia dos The Who ou Kinks...

O resultado é um albúm lançado pela Rave-Up que contém apenas e só gravações de estúdio do período mais fértil da banda.

São 9 músicas, algumas delas com vários minutos (podemos encontrar músicas de 6 minutos, podemos encontrar de 3 minutos... ou mesmo de 8!!), que apresentam variações de ritmo e de melodias que impressionam qualquer um.

Eram músicos de qualidade e o resultado é um disco pura e simplesmente do outro mundo.

A edição já está esgotada na Rave-Up Records mas vale a pena tentar procurá-la em e-bays ou afins (ou mesmo outras edições da banda) porque efectivamente para quem gosta de Stooges e MC5, os The Punks não vão desiludir. São uma banda de alto calibre.

Os destaques do album vão para o tema de abertura do LP, "My Time's Coming" (uma música que se apresenta mais na linha dos MC5, com instrumentais relativamente longos e elaborados), para "Drop Dead" (música que lembra muito os Stooges na fase do Funhouse, mesmo até nas vocalizações) e também para os 5 minutos de puro High Energy Rock de "Quick One".


Para mais informações sobre a banda podem ir aqui e ver não só uma biografia mais detalhada como também uma entrevista e uma review a outra edição dos Punks por outra editora.

Para terminar resta voltar a insistir que os The Punks são, sem dúvida, a pérola escondida do Rock dos anos 70 de Detroit. Estão a um nível muito elevado e apenas podem ser comparados aos Stooges, MC5 e Sonic Rendezvous Band.

Uma curiosidade, para terminar, em 1976, com a explosão do movimento punk rock nos Estados Unidos e em Inglaterra a banda mudou o nome para The End.

Sem comentários: