sexta-feira, 16 de novembro de 2007

The Defex - Beyond Machine Gun Love


Os Defex são uma banda oriunda da cena punk do Colorado, mais propriamente de Denver. As suas influências eram os Pistols, Damned e toda a cena britânica de 1977 com toques da cena nova-iorquina mais dura (leia-se Dead Boys e Ramones). Isso nota-se particularmente no seu som ao vivo.

Formam-se em 1977 e lançam apenas um 7 polegadas em 1979 (Psycho Surfer b/w Machine Gun Love). O single é muito dificil de encontrar e depois de aparecer nas Killed By Death, o seu preço disparou. No entanto, as músicas em estúdio são bastante rápidas e agressivas, o som diferente do captado ao vivo.



Capa do Single de 1979


A Rave-Up, no seu 5º lançamento, lança-nos um concerto ao vivo em 1979 desta banda de Denver. O som é bastante aceitável (ok, estamos em 1979, sim?) e mostra-nos mais uma banda que se tem lançado um LP por uma editora credível tinha dado que falar.

O albúm tem 11 músicas ao vivo. Começa com Turn On U e acaba com o clássico Machine Gun Love. As outras nove músicas andam todas em torno do mesmo. Punk Rock americano com influências do que se fazia em Inglaterra em igual período de tempo. Bem tocado e bem cantado, mostra-nos uma banda coesa e bastante interessante, especialmente se tivermos em conta que não é normal aparecerem bandas punk ou new-wave do Colorado. A influência das bandas britânicas nota-se não só nas melodias como também na liderança do baixo que deambula em escalas um pouco por todo o LP.


Os destaques do LP vão para "Tomorrow", música melódica a fugir para o Powerpop/New Wave, mas sem orgãos, a fazer lembrar uns The Boys ou Damned na fase Machine Gun Etiquette mas com um solo de bateria no meio, para "Dead Heat" que faz lembrar os Dictators no seu primeiro LP e para a cover brilhante dos Kinks em "You Really Got Me". Lá no meio, há ainda tempo para a balada à Dead Boys choradinho... "I Want You Back".

Felizmente Steve Kulpa (baixista e vocalista da banda) não deixa morrer os Defex e continua a publicitar a sua banda de adolescente um pouco por toda a web.

Assim, podem ver um site criado pelo próprio aqui.

E podem ainda ver os seguintes videos, que o próprio colocou à disposição no You Tube. Uma boa lição para as pseudo-estrelas das bandas obscuras de 70/80 em Portugal.

Video de apresentação da banda ao som da música "Toxic Shock Sydrome" (que não vem no album, mas que representa bem o som da banda):



O clássico "Machine Gun Love":



A música que abre o LP, "Turn On U":

2 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Thank you for including the DefeX on this site. The comparisons of our songs with other bands' are very accurate. I guess because the Damned, Dead Boys, and Dictators (not to mention Ramones, Sex Pistols, Clash) were a huge influence on us in the 70's. Rick Sonkin is the stock broker, not Steve. He's a computer programmer.
Chris Murdock