terça-feira, 9 de outubro de 2007

Powertrip - When We Cut We Bleed (1983)

Os Powertrip são das bandas mais genuinas do punk-rock californiano. Lideradas por Jeff Dahl (Angry Samoans e Vox Pop), tiveram sempre músicos de elevado nível nos instrumentos... e elevado nível de estupefacientes no corpo. Curioso o facto de, da formação clássica da banda, apenas Jeff Dahl ainda estar vivo... todos os outros faleceram com problemas relacionados com o consumo abusivo de drogas.

Voltando à música... depois de sair dos Angry Samoans, Jeff Dahl sentiu necessidade de criar um projecto novo e em boa hora o fez. Deixando de lado o Punk-quase-Hardcore dos Samoans, Dahl e companhia criaram um projecto que tinha como influências bandas como Stooges, MC5, Motorhead, Dictators e Dead Boys... e conseguiram com esse mesmo projecto lançar um álbum clássico a todos os níveis.

Lançado originalmente em 1983, "When We Cut We Bleed", apresentava 13 músicas que descarregavam energia, garra, sem perder tecnicismo e qualidade. Com Cheetah Chrome (Dead Boys) a tratar da gravação, durante todo o LP podemos ouvir o punk rock clássico à Dead Boys de "Lab Animal" ou "Powertrip", um High-Energy à Stooges/MC5 de "Into My Eyes", aquele punk rock'n'roll à Dictators de "When We Cut We Bleed", ou as músicas mais rápidas, mesmo Hardcore de "Die"ou "Have a Nice Day".

O álbum é muito bem conseguido e consegue ultrapassar toda e qualquer gravação feita pelos Angry Samoans. O original é complicado de arranjar, mas há boas re-edições com temas extra. A Triple X e a Munster fizeram o favor de trazer de novo à luz do dia este magnífico trabalho e ainda lhe incluíram como temas extra o EP auto-entitulado que conta com 4 músicas que acabam por aparecer no LP, mas com gravação diferente e formação diferente.Por fim, ambas as edições acrescentam também duas músicas ao vivo: uma versão da "Sonic Reducer" dos Dead Boys e uma música que merecia ter sido gravada em estúdio... "Armies Of The Pit" que tem tudo aquilo que um hino tem que ter...

A banda gravou ainda um segundo LP que nunca chegou a ver a luz do dia e, segundo palavras do próprio Jeff Dahl, nunca irá ver, assim como esta banda nunca se irá reunir, nem Dahl irá tocar ao vivo músicas dos Powertrip. Porquê? Dahl diz que sem os seus companheiros já falecidos nada disso faz sentido.

Um bom recado para os novos mercenários que andam por aí a fazer façanhas destas...

Sem comentários: