terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Plain Wrap - Original Music For A Generic World (1985)


Estamos em Fullerton (Orange County) em 1985. Depois do "boom" das bandas clássicas, como Social Distortion, TSOL, Agent Orange e Adolescents, a cena punk desde condado da California começou a crescer e foram várias as bandas que viram os seus singles e albuns verem a luz do dia.

Uma delas foram os Plain Wrap. Liderados pelo criativo Don Wrap, lançaram este LP que é das melhores edições que Orange County viu sair. É muito facil descrever o som desta banda... misturando o Hardcore com o Punk e o Pop temos os Plain Wrap.

O album chama-se "Original Music For a Generic World" e é um pop-punk com laivos de hardocre (muito comum na altura) recheado de agressividade e melodia. Imagine-se uns Dickies misturados com os Ramones e com músicas de Black Flag ou Circle Jerks pelo meio...

O albúm começa com um clássico punk rock: "Time To Change", Punk Rock à California'80 com um refrão que rapidamente se decora (um daqueles Oh-Oh-Oh). Na linha desta primeira música temos outros temas como "For What It's Worth" ou "Black Luck Man". Depois vem um dos grandes destaques do disco: "Myron", um tema que fica logo na cabeça... orelhudo mas não enjoativo, uma boa dose de pop misturada com punk e um riff de guitarra absolutamente memorável. Encontramos mais do mesmo em "Not Straight Edge" ou "Traffic".

O album tem estas duas vertentes, punk rock clássico com melodia mesclado com punk rock melódico com agressividade. No entanto, encontramos excepções em temas como "Green Light, Red Light" (Punk/Hardcore à Cicrle Jerks) ou "Plain Rap" que é o tema que fecha o albúm e que é (espero eu) uma paródia ao Rap que florescia na altura.

Em suma, temos aqui um disco bastante interessante e que fecha com chave de ouro a geração dourada da cena de Orange County, sendo também um tesouro perdido para os fãs da cena punk rock desta altura e desta zona (que ainda são muitos).


A edição em vinil é complicada que apanhar, mas há uma re-edição em CD que tem não só este album, como os singles (que inclui uma das melhores músicas que ouvi nos ultimos tempos "This Is Punk Rock", que é um tema martirizante na onda dos Weirdos) e ainda as gravações quando a banda ainda era conhecida por Mox Nix. O cd está à venda na loja online da Bomp Records.

Podem ver um video da banda no Youtube aqui.

Sem comentários: