segunda-feira, 31 de março de 2008

Nervous Eaters - Just Head

Boston ficou conhecido pelo Hardcore, mas muito antes disso, uns senhores de cabelo comprido e bota de bico já faziam garage-punk de enorme qualidade. Começaram em 1973, seguindo a tradição dos Stooges, MC5 e The Who, mas foi com o boom do punk rock que viram as suas músicas ganhar (finalmente) notoriedade.

No entanto, foi em 1976 que gravaram um single que ficou para a história. No lado A um clássico de punk rock! O tema, que dá nome ao single, chama-se "Just Head" e bebe influências de Stooges, Dictators com toques de Dead Boys e a fazer lembrar o punk australiano dos Fun Things (já referenciados neste blog). Parece-me uma óptima introdução a este 7".

No lado B temos Get Stuffed, outra malha garage-punk que tem qualidade mas é completamente ofuscada pelo brilhantismo que o lado A consegue alcançar.

A seguir deixo, cortesia do blog Something I Learned Today, os links para as duas músicas do single:

Just Head
Get Stuffed

Para aqueles que pensam que fica por aqui a review, enganam-se. Resta acrescentar que, mesmo tendo sido gravado em 1976, este single só viu a luz do dia 3 anos depois. O original é, como de costume, raro e muito caro, mas felizmente a Penniman de Espanha re-editou este 7" clássico. Mas não se ficou por aí!

Para além deste single, a editora espanhola também lançou uma re-edição (também fiel ao original, como a do "Just Head") do 1º single da banda (editado em 1976, também ele brutal, mas num registo mais garage clássico): "Loretta"

Por fim, resta acrescentar que há uma compilação (chamada Eaterville) que reune os temas iniciais da banda (73-76) e que inclui os dois singles e mais músicas de demos (destaque para o clássico "I'm a Degenerate").

Deixo ainda aqui, para finalizar, o mp3 do 1º single:
Loretta

domingo, 30 de março de 2008

Viletones - Screamin' Fist

Continuando na senda dos singles... agora é a vez de viajarmos até ao Canadá em 1977 para termos acesso a um dos melhores 7" da história do punk-rock.

A banda de Nazi Dog e companhia teve no seu single de estreia uma autentica bomba e uma das mais agressivas e furiosas músicas de sempre na américa do norte nos anos 70.

Mais rápidos que os Ramones, mais agressivos que os Germs e mais furiosos que os Fear, os Viletones apresentam-nos duas bombas: "Rebel" e o clássico "Screamin' Fist". O original é caro, mas felizmente a Man's Ruin re-editou este 7" e não é assim tão dificil de encontrar pela internet.

De referir que a edição original tem ainda uma terceira música, "Possibilities", mais lenta e menos agressiva a fazer lembrar uns Generation-X mas sem serem tão melódicos.

sexta-feira, 21 de março de 2008

Tits - Daddy Is My Pusher

Holanda, 1978... Os Tits lançam um dos melhores singles de todos os tempos. Punk Rock primitivo, melodioso e algures entre o ofensivo e o chocante (como se quer) tem a melhor música alguma vez escrita na Holanda: "Daddy Is My Pusher".

As vocalizações são geniais, com o vocalista a colocar-se num registo semelhante ao de Johnny Rotten mas num tom mais infantil.

Conheci esta banda também nas Back To Front que volto a insistir que são compilações a checkar.

O Lado B do single inclui "We're So Glad Elvis Is Dead" que é outro clássico... melodia, capacidade de choque e alguma infantilidade juntas e um piano/orgão a dar um toque de originalidade e interesse à banda.

Que eu tenha conhecimento nada mais foi gravado por esta banda o que é uma pena pois tem um potencial tremendo este single. Dois clássicos que andam na minha playlist pessoal ha algum tempo. Agora é altura de partilhar!

Novamente o blog Last Days Of Man On Earth proporciona-nos o download das duas músicas que compoem este single:

Daddy Is My Pusher
We're So Glad Elvis Is Dead

Resta apenas acrescentar que o vocalista dos Tits mais tarde veio a ser o manager da Epitaph na Europa.

Agora resta ouvir e disfrutar.