sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Pekinska Patka - O Punk em Jugoslavo

Pekinska Patka



O nome é estranho, mas esconde uma grande banda de punk rock. O Leste europeu não foi pródigo em punk rock nos anos 70... os regimes de leste assim não deixavam. Mas, a Jugoslávia da era Tito, o líder dos não alinhados, viu nascer uma das melhores bandas de punk rock europeu: Pekinska Patka.

A carreira desta banda é curiosa, mas não é das que mais interesse aqui relatar. O primeiro albúm, Plitka Poezija viu a luz do dia em 1980 e tem 16 clássicos. É um punk rápido, corrido sem deixar de ser orelhudo. Mais rápido que o que se fazia na Europa e nos Estados Unidos na altura.

Vale a pena procurar re-edições ou pelo e-bay porque é uma peça fulcral a qualquer colecção. Imaginem uns Eater misturados com uns Ramones ou Misfits, mas tocados de forma rápida e desenfreada... estão apresentados!



Antes porém deste disco, a banda lança dois 7", na mesma onda, também peças de colecção. Um desses temas figura nas míticas compilações Back To Front da Incógnito Records da Alemanha.

No ano seguinte, 1981, seria lançado também mais um LP e um Single, também merecedores da atenção dos leitores/ouvintes.

Cortesia do blog Last Days of Man On Earth temos o album inteiro disponível para download. É só clicar aqui!

Podem ouvir musicas deles no seu Myspace e podem ver os seguintes videos da banda:


"
Biti Ružan, Pametan i Mlad"


"Ja Sam Panker u Sakou Starom"


"Stop Stop"


"Homburg"


quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

The Sadists - A Ira da Corrente

Os fãs de Germs, Bad Brains, Pagans e de todo o universo Killed By Death podem ser apresentados finalmente aos portugueses The Sadists.

Em seguida, a review feita pelo blog Hoje Há Punk Rock no Liceu


Pois é já está na rua , o aguardado LP de estreia dos The Sadists , intitulado "A Ira da corrente" , um hino do Punk da Rua. O mini-Lp é composto por 8 músicas , incluíndo a cover dos Xutos & Pontapés "Morte Lenta" , num desfilar de Punk Rock à antiga ( algo pouco comum por esta terra à beira mar plantada) , com todo o jogo KbD , com influências notórias do Punk dos States , Dead Boys , Pagans , Testors , Dogs e por ai fora. Destacam-se as músicas "Ira da corrente" , pelo seu refrão apelando ao grito em uníssono , a música "Martirizador" a malha mais speedada do álbum , ideal para agitar massas inertes e por fim "No Tomorrow" que conta com a participação nos coros do Cobretti dos Clockwork Boys. O disco encontra-se a venda através do myspace da editora Mayday Records e em algumas lojas de Lisboa.

Estamos perante o album do ano de 2007 do Punk Nacional. E de referir que os Sadists sabem daquilo que fazem , não é por acaso que no insert o disco é dedicado à geração de ouro do Punk nacional , Aqui d'el Rock , Tilt , Grupo Parlamentar , Speeds , UHF , Xutos Pontapés. E não esquecer o disco está limitado a 300 cópias numeradas , o que é de prever tornar-se uma raridade daqui a uns anos.