domingo, 22 de julho de 2007

Guilty Razors - 1978 (França)

Oriundos da França, os Guilty Razors são das pérolas perdidas do Punk Rock europeu. Lançaram um single de topo (Don't Wanna Be a Rich b/w Provocate) e logo em seguida preparavam-se para lançar um LP pela Polydor Records que foi... recusado.

Terminou assim a história de uma das mais promissoras bandas de punk rock da Europa (e das mais talentosas também, diga-se).

No entanto, já no novo século a editora francesa Seventeen teve a genial ideia de lançar o álbum que havia sido gravado em 78 e chumbado pela Polydor. E em boa hora o fizeram porque é bastante razoável.

Para quem espera um LP todo com a qualidade das músicas do single... não o vai encontrar. Vai encontrar sim mais 9 músicas de qualidade, mas com menos agressividade e com um som de guitarras que podia estar muito melhor, deambulando pelo Punk In Your Face e músicas mais arrastadas e trabalhadas.

O ponto alto do álbum é mesmo "Don't Wanna be a Rich", um tema simplesmente brutal que devia figurar nas melhores compilações de Punk Rock. No entanto, o álbum é bastante consistente e tem outras músicas bastante interessantes como as rápidas"Hurts and Noise" ou "Wake Up" ou as mais calmas "Terrorist Bad Heart" ou "Stupid".

Há poucas cópias desta re-edição (em vinil colorido) por isso apressem-se nem que seja por um motivo óbvio: o álbum tem as duas músicas que compoem o single e não o encontram facilmente nem a preços acessíveis.

No entanto, um aviso a quem espera deste disco uma bomba: oiçam com calma porque podem-se desiludir

sexta-feira, 20 de julho de 2007

Eater - "No Brains" (Video)

Cá vai um video para a malta ver dos Eater, banda Inglesa que dispensa apresentações (ou devia dispensar).

Ainda assim, pertenceram à cena inglesa de 1977 e eram mesmo os mais jovens (como se pode comprovar pelo baterista de 14 anos).

Este video tem o pormenor maravilhoso da cabeça de porco em palco. Isto era punk rock no seu estado mais puro.

Enjoy!

segunda-feira, 16 de julho de 2007

The Replacements - Sorry Ma, Forgot to Take Out The Trash


Continuando na senda do punk mais alternativo, chega-nos os Replacements.

Oriendos de Minneapolis, são conhecidos por terem sido uma das bandas mais bem sucedidas do panorama alternativo dos anos 80. No entanto, têm neste primeiro registo de 1981 um albúm de punk rock muito bem conseguido.

São 18 músicas que compoem este album lançado pela Restless Records, passando do punk rock agressivo da músicas como "Taking a Ride" (tema que abre o albúm) ou "Rattlesnake" ao punk mais cerebral de "Otto", com paragens intermédias com claras influências dos Clash ("Shiftless When I'm Idle") ou dos Husker-Du ("Something to Du") e ainda a balada da prache: "Johnny's Gonna Die".

Paul Westerberg começa aqui a mostrar que é um criador nato. O álbum é bastante coerente e homogéneo e é o ponto de partida para uma carreira bastante bem conseguida. Para quem gosta da banda, "Let It Be" e "Hootenanny" são outros albúns a ouvir.

Mais uma vez, em vinil apenas no E-bay se consegue encontrar. No entanto, também este albúm
teve re-edição pela própria Restless em 2002. Consegue-se encontrar no Amazon e podem ainda receber como bonus o 1º EP da banda, o clássico "The Replacements Stink" com 7 músicas na mesma onda deste primeiro albúm.

quarta-feira, 11 de julho de 2007

Lemonheads - "Hate Your Friends"


Este disco conheci-o bastante recentemente e foi uma agradável surpresa.
Sempre conheci os Lemonheads como uma banda de pop açucarado com alguns toques de indie. Conhecia as covers do Mrs. Robinson e do Luka, mas nunca pensei que pudessem ter raízes no Punk/Hardcore de qualidade.

Pois bem... enganei-me.

Oriundos de Boston, viram o seu primeiro álbum ser lançado pela Taang! e isto quer dizer muita coisa. Nem tudo o que esta editora lançou é bom, mas tudo vale a pena ouvir. A Taang! tornou-se famosa por editar bandas da cena Hardcore de Boston como os Gang Green ou os DYS e qual o meu espanto quando vejo que os próprios Lemonheads têm malhas de hardcore na onda das bandas que referi neste disco.

No entanto, este LP tem outras vertentes. Agradará por certo aos fãs de Husker-Du e Replacements pelos riffs punk-hardcore mesclados com algum, chamemos-lhe, psicadelismo.

Agradará também aos fãs de Buzzcocks pelas melodias pop que ouvimos pelo disco todo.

Por fim, agrada aos fãs de DYS, SSD, Fang ou Jerry's Kids pela batida Hardcore que o albúm vai apresentando.

É, portanto, um Punk-Hardcore com Pop Alternativo muito bem conseguido que tem nas músicas "Don't Wanna", "Uhhh" e "Sneakyville" os pontos altos do disco.

A edição em vinil podem procurar no E-Bay, mas o mais fácil é mesmo encontrar a re-edição em CD pela própria Taang Records que inclui Bonus-Tracks, entre eles o Ep de estreia da banda que conta com o clássico "I'm Glad I Don't Know".

Podem ouvir clips aqui: http://www.amazon.com/o/ASIN/B000000EQ6/ref=s9_asin_title_1-1966_g1/105-3229708-6313204?pf_rd_m=ATVPDKIKX0DER&pf_rd_s=center-2&pf_rd_r=0YM3XNX6CR9D7VW0CPED&pf_rd_t=101&pf_rd_p=278240301&pf_rd_i=507846

O Início

Ora boas!

Cá está aquilo que é o meu mais recente projecto. Vou tentar aqui mostrar alguns discos que considero pérolas perdidas, assim como clássicos revisitados.

Dar a conhecer bandas contemporâneas é também importante, nunca esquecendo o que se faz aqui pelo nosso país.

O tema central é o Punk Rock, movimento que aprendi a perceber e a compreender e que acompanho desde a adolescência.

No entanto, também por aqui vão ler sobre Powerpop, Mod Revival, Garage, Oi! e até New-Wave e outras sonoridades.

Por isso, recorrendo a um cliché... C'mon Everybody!